Pintar é bom para uma criança com autismo?
Muitas vezes já me fizeram essa pergunta, com muitas pessoas a não saber realmente o que eu tinha a dizer.
A resposta curta é sim, e é uma pergunta muito válida.
Deixem-me explicar por que eu acho que pintar é uma coisa muito boa para pessoas autistas.
Mas, primeiro, deixe-me explicar o que são as pessoas autistas e quais são os principais benefícios que podem obter com a pintura.
A definição de autismo é de alguém que tem problemas com a comunicação e a interação com outras pessoas.
Frequentemente, crianças autistas não conseguem falar e usam expressões faciais para se comunicar, costumam mostrar grande frustração quando os outros tentam entendê-los e mostrar grande medo quando essas tentativas são feitas.
Algumas pessoas pensam que o autismo e a habilidade artística estão relacionados, mas eu não acho que estejam directamente, porque os autistas têm maneiras diferentes de expressar as coisas.
Então, como é que pintar é bom para uma criança autista?!?
A resposta a esta pergunta é muito fácil!
- Qualquer pessoa pode pintar sem necessidade de acompanhamento, independentemente de ser autista ou não. Não importa se nunca pintou antes, a pintura é uma arte simples que qualquer criança (com ou sem autismo) pode aprender.
- O outro grande benefício de trabalhar com qualquer material de arte é que permite que a criança autista seja mais ativa. Muitas crianças autistas são muito sensíveis aos menores movimentos e isso pode ser extremamente prejudicial para elas. Mas com um objeto, eles podem movê-lo, pincelá-lo e manipulá-lo da maneira que quiserem.
Agora, os benefícios da pintura para os autistas
A pintura ajuda a criança autista a tornar.se mais criativa. Permite que se expressem, pintando.
Isso, por sua vez, permite que aprendam habilidades diferentes. Coisas como textura, formas, cor, vão ser exploradas.
Outro benefício da arte para os autistas é que ela ensina a criança a ter confiança.
Esses comportamentos geralmente são mostrados quando uma pessoa se sente insegura. A
s crianças com autismo muitas vezes sentem que os outros as estão a olhar ou tratar de maneira diferente do normal.
Com uma obra de arte, elas podem mostrar a sua confiança num ambiente seguro. Isso ensina a construir sua autoestima e é um dos melhores benefícios da arte, acima de tudo.
A pintura pode ser uma forma de fuga para as crianças autistas.
A arte vem em todas as formas e tamanhos diferentes, e encontrar algo que se adapte ao seu filho pode ser uma boa maneira de ajudá-lo a relaxar. Nem todas as crianças gostam de pintar.
Seja a pintar com aguarela, com crayons, lápis de cera, tinta ou outro material, existe uma grande variedade de estilos disponíveis.
Estes materiais podem ser usados em ambientes internos ou externos.
Alguns tipos podem não ser tão adequados para crianças com autismo, descubra o que é certo para o seu filho / educando, pois de certeza que existe algo que ela vai adorar e divertir-se muito!
Os benefícios da arte são vastos.
A arte pode abrir um novo mundo para uma criança autista, se a sua introdução for feita corretamente. Pode ser algo que eles apreciam e desejam, e também algo que pode ser uma forma de proteção para eles de outras pessoas.
Embora ainda haja algum debate sobre os benefícios da arte para pessoas com autismo, não há dúvida de que pode ser uma forma eficaz de criar um meio artístico para alguém com autismo.
O mais importante é ter certeza de que você está seguro.
As pinturas devem ser feitas numa superfície adequada e certifique-se de que sua casa é segura para eles passarem algum tempo.
Para muitas crianças com autismo, pintar é uma das únicas maneiras pelas quais elas podem se expressar.
Isso pode parecer negativo, mas pintar é algo que pode ajudá-los a se sentirem mais independentes e dá-lhes algo de que se orgulhar.
Também permite que saibam que estão a fazer algo bem e que podem fazer parte de algo que amam. Isso aumenta o seu senso de valor próprio e pode aumentar a sua confiança.
Cuidados a deve ter em mente ao pintar com a sua criança
Certifique-se de que há luz suficiente na sala.
Se houver muito, a criança pode se distrair, mas luz a menos vai prejudicá-la.
Além disso, a pintura precisa de ser feita num espaço do tamanho certo para eles. Uma criança autista pode não ser capaz de ver bem os grandes cantos de uma sala, então você precisa levar isso em consideração.
Muito importante a lembrar é que deve certificar-se de que seu filho se sinta parte do processo. Todo mundo gosta de uma ótima pintura.
Mesmo que seu filho tenha uma deficiência autista, isso não significa que ele não possa apreciá-la, contanto que tenham liberdade para fazer o que gostam e que a pintura seja feita num ambiente seguro.