Devo comprar um carro sem carta (quadriciclo) para o meu filho?

“Devo comprar um carro elétrico sem carta (ou quadriciclo) para o meu filho de 16 / 17 anos?”

Esta é uma pergunta que me perguntam com cada vez maior frequência.

É cada vez mais comum encontrarmos estes carros à venda e é normal que cada vez mais pessoas queiram saber se é apropriado e seguro adquirir um carro elétrico para os seus filhotes que ainda não tem 18 anos.

Existem vários fatores que se devem considerar ao escolher o primeiro carro elétrico sem carta do seu filho e eu explico-os a seguir, mas antes uma ressalva:

Comparar segurança entre veículos é algo que deve ser feito por um profissional do ramo, coisa que eu não sou. Ainda assim, conheço bem estes veículos sem carta e é de senso comum que são muito mais seguros que uma motorizada ou um “secador” como algumas vezes lhe chamam em algumas regiões de Portugal.

Um dos principais factores na escolha de um carro sem carta, é a segurança!

Existem muitos relatos de acidentes que envolvem jovens, motorizadas e moto4, pelo que todos sabemos o quão perigosos são esses veículos.

Mesmo conduzir carros sem carta (velocidade máxima é de 45 km/h) pode ser perigosos, pelo que tem de ser conduzidos com cuidado e obrigam também a uma licença especial:

  • Carta de categoria B ou B1 ou com Licença de Ciclomotores emitida até 26 de Março de 2005;
  • Ter 16 anos de idade, ou mais;
  • Mais informação aqui;

Mesmo não sendo obrigatórios os crash-test para estes veículos sem carta, é óbvio que é sempre preferível escolher um modelo que terá um risco mínimo de que acidentes graves aconteçam.

Certifique-se que o carro elétrico que vai adquirir tenha estas características:

  • Escolha um veículo com uma classificação e testes Euro NCAP;
  • Escolha um carro elétrico com características standard de segurança, como ABS, airbags e ESP;

Sobre a classificação de segurança do veículo: estes dados são fornecidos por uma organização europeia chamada Euro NCAP e são determinados pelo tipo de veículo.

É importante que você escolha um quadriciclo que tenha uma boa classificação de segurança para que seu filho esteja o mais seguro possível.

O tamanho e o peso do carro também são importantes. Estes carros sem carta são naturalmente mais leves que um carro “standard”, mas por outro lado, são muito mais seguros que uma motorizada.

Todos os fatores acima são importantes. No entanto, também recomendo que você compre um carro elétrico que tenha algum tipo de garantia.

Dessa forma, se alguma coisa acontecer, você não precisará pagar do seu próprio bolso. Também é melhor ter algo que possa ser reparado facilmente. Muitos desses carros têm garantia vitalícia limitada, então você não terá que se preocupar tanto com isso.

Finalmente, eu consideraria comprar um carro que tenha recursos de conforto, como ar-condicionado (muito importante em Portugal), vidros eléctricos e auto-rádio.

Todos os carros deveriam ter estes recursos, mas há alguns que não o disponibilizam.

Você também deve se certificar de que os assentos do carro são facilmente ajustáveis ​​para que também sejam seguros.

Se você pesquisar bem, poderá encontrar um bom carro para seu filho.

Existem várias opções, deixo abaixo algumas das marcas e modelos mais relevantes no mercado:

E vocês, o que acham deste tipo de veículos?

PS1: OK, um carro sem carta não é bem um brinquedo, mas acaba por se enquadrar no objetivo do site…espero que entendam!

PS2: Também existem outras opções elétricas de mobilidade urbana, como scooters elétricas e até bicicletas elétricas dobráveis!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.