Quando pensa em brinquedos educativos, quase sempre pensa em coisas feitas de plástico, algum tipo de pvc ou outro composto não natural e raramente reciclável.
Outras vezes, o brinquedo até é feito de material reciclável mas para o produzir foram utilizados novos recursos, como madeira, argila ou algum tipo de tecido.
Embora esses materiais sejam excelentes e usados há décadas para criar brinquedos, eles não são ecologicamente corretos.
Brinquedos feitos de materiais reciclados são mais sustentáveis para planeta
Brinquedos educativos feitos com materiais reciclados são sem dúvida melhores, especialmente para poupar matérias primas escassas.
Tomemos como exemplo o papelão:
O papelão é provavelmente um dos materiais mais popular para brinquedos, porque é muito barato de produzir.
Ele pode ser comprado em quase qualquer loja por uma fração do custo de plástico ou da argila. Mas, na verdade, o papelão é pior para o meio ambiente do que o plástico ou a argila.
O papelão libera substâncias químicas nocivas no ar quando é derretido, tornando os brinquedos com que foi feito mais tóxicos para as crianças do que eram quando eram novos.
Muitos pais que ainda compram esses brinquedos descobrem que contêm produtos químicos perigosos, embora eles tenham sido feitos apenas com uma quantidade muito baixa de produtos químicos.
Como mencionado acima, o papelão também faz muito barulho. Embora o plástico tenha mais probabilidade de se quebrar em pedaços menores quando derretido, o papelão ainda faz muito barulho ao derreter.
Muitos brinquedos educativos feitos de papelão contêm chumbo, que tem sido associado ao desenvolvimento de tumores cerebrais.
A melhor escolha substituta para um brinquedo educacional que usa papelão, seria um brinquedo feito de plástico reutilizado e biodegradável.
Se quer ajudar a proteger nosso meio ambiente e o futuro das nossas crianças, compre brinquedos que utilizem materiais reciclados, não tóxicos e biodegradáveis.
Uma ótima maneira de ter certeza de que os brinquedos dos seus filhos são seguros é encontrar brinquedos que usem materiais seguros, não tóxicos e biodegradáveis.
Procure brinquedos feitos com materiais 100% reciclados.
Pode ser papelão, PVC, blocos de madeira, tecido ou qualquer outro tipo de material reutilizado de outra pessoa.
Tente encontrar brinquedos que tenham vida útil mais longa, o que significa que eles serão utilizados por mais tempo.
Se está à procura de brinquedos educativos que sejam brilhantes e coloridos, procure aqueles feitos com cores brilhantes e vibrantes mas com tintas ecológicas e não-tóxicas.
Para as crianças que amam música, procure brinquedos que utilizem instrumentos musicais fabricados com material reciclado e amigo do ambiente.
Os brinquedos musicais têm peças com as quais as crianças podem brincar, como cordas, pratos, tambores e outros instrumentos musicais e essas peças por vezes são feitas com matéria prima não-reutilizada. Tenha cuidado com isso!
Brinquedos de madeira reciclada são ótimas escolhas!
Os brinquedos feitos de madeira são incrivelmente duráveis e desde que não sejam expostos a agentes químicos durante o processo de fabricação, eles são uma boa opção.
No entanto, se produtos químicos foram usados durante o processo de fabricação, esses brinquedos não são seguros para permitir que as suas crianças brinquem com eles. Procure brinquedos que não contenham chumbo ou outros produtos químicos tóxicos.
Existem brinquedos educativos reciclados de todos os tipos e feitios!!
Existem muitos outros brinquedos educativos feitos com materiais reciclados.
Existem kits de arte e artesanato feitos de madeira reciclada, blocos de madeira e tecido para crianças, quebra-cabeças de madeira, jogos de construção, bolas de tecido e tabuleiros feitos de madeira e argila.
Existem até brinquedos como carros e caminhões de metal reutilizado, que muitas crianças adoram! Existem até brinquedos educativos que não são brinquedos, como relógios, relógios e quebra-cabeças que as crianças montam. As possibilidades são infinitas!
A melhor parte dos brinquedos educativos feitos com produtos reciclados é que eles são mais amigáveis do ambiente e do futuro dos seus filhos, do que os brinquedos tradicionais.
Os brinquedos recuperados são feitos sem produtos químicos tóxicos e são extremamente duráveis. O seu filho não estará expondo sua saúde a produtos químicos prejudiciais, que foram utilizados durante o processo de fabricação.
Cuide do seu filho, eduque-o e entretenha-o ao mesmo tempo que cuida do meio ambiente!
Fontes: https://quimicos.zero.ong/ e https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2022/03/infancia-plastificada.pdf